Um dos carros-chefe da Editora Octopus (antiga Contexto Publishing) é o Gerenciamento, Edição e Publicação de jornais científicos. A Octopus cuida desde o recebimento dos artigos do jornal científico até a sua publicação final (impressa ou online), gerenciamento dos artigos mediante sistemas como o OJS e outros, e indexação do jornal em repositórios e indexadores. Peça já o seu orçamento para serviços unitários ou mesclados.
GERENCIAMENTO E PUBLICAÇÃO DE JORNAIS CIENTÍFICOS
A publicação de Jornais Científicos segue as seguintes etapas: recebimento dos artigos do número do Jornal, envio para revisão por pares (se assim for a política do jornal), correção gramatical, sintática e semântica (Português e/ou Inglês), tradução, pesquisa e formatação de referências (ABNT, Vancouver e outras internacionais, a depender do jornal), checagem de plágio e autoplágio, editoração de textos e figuras (Indesign ou outros; Corel, Photoshop) de acordo com as normas do Jornal, preparação do galleyproof, envio para revisão, correção do final proof, Proofreading e encaminhamento de arquivo fechado para impressão ou inserção em plataformas online. Todo este gerenciamento pode ser realizado pela Octopus via sistema (OJS ou outro) ou via e-mail/página do Jornal.Especialistas de diversas áreas trabalham neste processo.
SISTEMA OJS
Mentoria para editores, revisores e staff da operacionalização do Open Journal System com explicação de toda as suas ferramentas. E gerenciamento do jornal científico por este programa.
PROJETO GRÁFICO E EDITORIAL
Em se tratando de uma publicação científica nova, é realizado um projeto gráfico e editorial, com criação de cartas-modelo para editores, conselho editorial, revisores; Call for Papers, além do projeto de capa, miolo, organização textual e dos elementos ilustrativos através do uso de inúmeros programas (Indesign, CorelDraw, Photoshop, Infographics, dentre outros).
CRIAÇÃO DE LOGOMARCA DO JORNAL E CAPA
Através da expertise de profissionais qualificados, a Editora Octopus conta com ilustradores de capas de livros (brochura, canoa, capa-dura, normal, e jornais acadêmicos com design refinado).
RECEBIMENTO DE ARTIGOS
Criação de Call for Papers; recebimento via sistema, ou recebimento via e-mail, com encaminhamento imediato de resposta, checagem dos quesitos relativos à política e normas do Jornal, indicação ao autor de início do processo de revisão ou rejeição. Envio para revisão por pares.
CHECAGEM DE PLÁGIO E AUTOPLÁGIO, COPYRIGHTS E LICENÇAS
Este é um ponto de extrema importância para o prosseguimento do artigo para revisão. Muitos jornais/científicos deixam de ser indexados pela presença de autoplágio e da política anti-ética dos plágios. A Octopus utiliza programas de última linha geração especializados na checagem da presença de plágio. Outra checagem é o uso de licenças e copyright.
REVISÃO POR PARES
Organização de um cadastro juntamente com o cliente de revisores que irão realizar a revisão por pares. A revisão pode ser cega e duplo-cega, via sistema ou e-mail.
PESQUISA DE REFERÊNCIAS
A pesquisa de referência é um dos fatores de maior relevância para Jornais e artigos científicos, pois a desatenção em referências antigas, endógenas e errôneas são um dos grandes fatores de rejeição de artigos e de falta de credibilidade de Jornais científicos, o que apontam para casos de recusa em indexadores científicos.
TRADUÇÃO E CORREÇÃO EM LÍNGUA INGLESA/PORTUGUESA
Tradução de textos científicos do Português/Inglês e Inglês/Português, seja apenas abstracts ou texto completo. Equipe especializada em textos com termos técnicos.
TRANSCRIÇÃO
A Octopus transcreve áudios ipse literi e corrige de forma a tornar-se um texto legível e publicável. Transcrição de áudios de eventos e congressos.
REVISÃO GRAMATICAL E ESTILÍSTICA (COPIDESQUE)
Leitura criteriosa para verificação e correção dos termos técnicos, revisão gramatical, aspectos morfológicos, sintáticos e fonéticos, além de linguísticos e estilísticos: ortografia, regência, concordâncias, coerência, coesão, ambiguidades, pontuação, repetições desnecessárias, figuras de linguagens, vícios de linguagem, entre outros. Este serviço garante a clareza e adequação do conteúdo para o fim a publicação a que se destina.
EDITORAÇÃO DE TEXTOS E FIGURAS
Editoração e diagramação do texto e imagens através de programas especializados (Indesign ou outros; Corel, Photoshop) de acordo com as normas do Jornal.
FORMATAÇÃO DE REFERÊNCIAS
As referências são formatadas via programa específico seja da ABNT, Vancouver e outros programas internacionalmente usados, a depender das normas do Jornal.
DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENS, FOTOS, FIGURAS E DOCUMENTOS
Escaneamento/Digitalização de imagens, fotos, figuras e documentos que irão incorporar ou que serão apenas armazenadas. A armazenagem pode ser feita em baixa resolução (arquivos a serem disponibilizados online) ou alta resolução (arquivos para serem impressos ou armazenados). A responsabilidade autoral pelo fornecimento e uso das imagens é do autor ou do cliente.
PESQUISA ICONOGRÁFICA
Pesquisa e seleção de imagens, gráficos, mapas, fotos e documentos que farão parte da publicação. A responsabilidade pelo pedido de autorização de uso do material pode ser feita pela editora, mas será de responsabilidade do autor da obra.
GALLEY PROOF
Prova do artigo científicoencaminhada ao autor, depois das revisões feias elos pares e aceitação por parte do editor-chefe do jornal, via sistema ou e-mail para que as revisões finais sejam feitas e reenviadas à Editora.
FINAL PROOF
Última prova enviada ao autor para revisão de seu artigo para publicação no jornal.
PUBLICATION AGREEMENT
Envio, juntamente com o galley proof, do publication agreement para assinatura do autor principal e coautores (espécie de contrato de direitos autorais, declaração de não haver conflito de interesses e declaração de que o que está escrito reflete as ideias e achados do(s) autor(es) e não da Editora).
PROOFREADING
Processo de encontrar e corrigir erros no texto antes de ser impresso ou colocado online. Feito por profissional especializado, que não o revisor do texto, diagramador ou autor a fim de evitar vícios de releitura.
IMPRESSÃO OFF-SET E DIGITAL
Imprimimos em offset (acima de 500 unidades) e digital (sob demanda), ou seja, para tiragens abaixo de 500 unidades. Nossas impressões consistem também em livros com dorso com costura, ou hot-melt, espiral, canoa (grampeado), capa-dura, alto-relevo, verniz localizado, com ou sem orelha, sobrecapa, PB (preto e branco) e 4X4 cores (colorido). Experiência em livros finos e “de mesa”. Impressão de prova.
PUBLICAÇÃO DIGITAL
Conversão do jornal científico físico em digital e inserção no site do jornal e exportação para as bases de dados indexadas.
ISSN IMPRESSO E ELETRÔNICO
Solicitação do ISSN (International Standard Serial Number |Número Internacional Normalizado para Publicações), é uma espécie de Identidade, única e exclusiva, das publicações seriadas impressas, como jornais científicos e informacionais. Ele é o código aceito internacionalmente para identificar o título de uma publicação seriada. Geralmente o pedido é feito pela instituição à qual pertence a publicação ou à editora que a publica. O ISSN eletrônico (e-ISSN) também se refere a publicações seriadas, mas para isto a mesma deve possuir um site próprio.
DOI-CROSSREF
Solicitação do DOI (ObjectIdentifier |Identificador de Objeto Digital) é um padrão para identificação de documentos em redes digitais para que seja identificado de forma única no ambiente digital. CrossRef é o principal agente de atribuições de DOIs no mundo, tornando os objetos de pesquisa fáceis de encontrar, citar, vincular, avaliar e reutilizar. Normalmente voltada para fins acadêmicos, pode também ser usada para publicações não-científicas ou acadêmicas (livros, capítulos de livros, periódicos, artigos, dentre outros).
ORCID
Criação do ORCID (Open ResearcherandContributor ID) para os autores.
INDEXAÇÃO
Inserção do periódico em repositórios e indexadores, tais como Scielo, Lilacs, Latindex, Ulrich Database, Pubmed/Medline, Exerpta Medica, DOAJ, Scopus, Web of Science, Research Gate, Google Schoolar, entrar na avaliação CAPES de periódicos, dentre outros. Exportação dos metadados para cada um dos indexadores.